terça-feira, 5 de julho de 2011

Escolas no Brasil passa 'de desastroso a muito ruim'

Hoje, ao checar as notícias na internet me deparei com a seguinte chamada: Nível das escolas no Brasil passa 'de desastroso a muito ruim', diz 'Economist' , ao ler a noticia nenhuma informação nova, somente a constatação do que nós já sabemos , a educação anda de mau a pior, poucos avanços em muitos anos, e os motivos os mesmo, professores sem preparo ou interesse, mau remuneração, falta de cultura e programas de ensino. Brasil ficou em 53º lugar entre 65 países no último ranking do Pisa Em edição publicada nesta quinta-feira, a revista britânica The Economist diz que dados recém-divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostram que a educação brasileira não teve "ganhos sólidos" na última década.

Ainda assim, a revista afirma que "o progresso recente meramente elevou o nível das escolas de desastroso para muito ruim".

A Economist se referia à divulgação, na última terça-feira, do 4º Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que mediu o nível da educação em 65 países. O Brasil ficou na 53º colocação, tendo obtido 412 pontos em leitura, 386 em matemática e 405 pontos em ciência.

O desempenho do país em cada uma das três áreas foi, em média, 20 pontos superior ao registrado no último teste, em 2006. O resultado fez com que a OCDE considerasse que o caso brasileiro revelava "lições encorajadoras".

Em entrevista à Economist, a pesquisadora Barbara Bruns, do Banco Mundial, cita entre os motivos para a melhoria o sistema brasileiro de avaliação escolar, criado há 15 anos.

"De um ponto de partida em que não havia nenhuma informação sobre o aprendizado do estudante, as duas (últimas) presidências construíram um dos sistemas de medição de resultados educacionais mais impressionantes do mundo", disse ela.

Apesar do avanço, a revista diz que dois terços dos jovens de 15 anos são incapazes de fazer qualquer coisa além de aritmética básica.

"Mesmo escolas privadas e pagas são medíocres. Seus pupilos vêm das casas mais ricas, mas eles se tornam jovens de 15 anos que não se saem melhor que um adolescente médio da OCDE", afirma a publicação.
 
Fonte: UOL

 E parece que a culpa é só dos professores, aconselho a quem acha isto acompanhar uma aula de ensino fundamental e depois a reunião de pais e mestres e ver a situação, nem falar dos problemas os professores podem, é arriscado o professor apanhar se falar que o filho de fulano é terrível, ou esfaqueado como aconteceu com o professor universitário em BH. A educação evoluiu, mas muito se perdeu também, todos nós necessitamos de um certo  limite e principalmente respeito.Vamos passar a bola pros políticos que não investem de maneira correta na educação e querem de certa maneira que nós tiremos leite de pedra. A educação só vai melhorar com  uma mudança coletiva de todos(políticos, pais, comunidade, alunos e professores).
  

sábado, 2 de julho de 2011

Boi Prometido de São João do Sóter - MA faz apresentação em Teresina.

   Os alunos do CE Aluisio de Azevedo - São João do Sóter - MA, fizeram nesta sexta-feira (02/07/2011), uma apresentação em Teresina, representando a tradição cultural da cidade. Foi uma bela apresentação, que tinha por intuito mostrar as diversas faces da sociedade nordestina brasileira, tais como o índio, vaqueiro, o boi dentre outros. O grupo de jovens, estavam acompanhados e apoiados pelo professor Thesco, Graça Kós e Betânia. 
  O grupo cultural apresentou-se por mais de uma hora, contagiando o público presente principalmete as crianças que entraram na dança.

               Fotos: "Fábio e Professora Ana Celia"

                                           Índias
                                           Luane
                                          Boi Prometido
                                          Vaqueiros
                                    Priscila Lorrane - Índia
                                        Ana Beatriz - Índia
         Priscila, Profª Ana Celia e Paulo Henrique
 
          Profª A. Celia e seus alunos intergrantes do boi
                                          Convidados





Comentem.